Itaperi Discos

Você já ouviu falar de Evinha?



A cantora que emplacou grandes sucessos da MPB como “Casaco marrom”, “Cantiga por Luciana” e “Teletema” é considerada como uma das maiores cantoras de Soul no Brasil, principalmente nos anos 70.


Evinha conta, no programa do Nelson Faria, que seus pais sonhavam em ter pelo menos um filho cantor, mas na família, veja só, vieram todos os integrantes dos famosos Golden Boys (Ronaldo, Roberto e Renato - os irmãos mais velhos) e do, posterior, Trio Esperança (Evinha, Mário e Regina - a cantora e os irmãos mais novos).


O dois grupos fizeram absoluto sucesso. O Trio que Evinha cantava, junto de seus irmãos mais novos, lançou os cinco primeiros discos pela EMI ODEON, que, ao todo, venderam milhares de cópias. Não era para menos, uma música mais linda que a outra, com arranjos incríveis de voz e instrumentos.




Em 1969, Evinha deixa o Trio Esperança e embarca em sua carreira solo. E, no mesmo ano, foi classificada em 1º lugar no Festival Internacional da Canção, com a interpretação da música “Cantiga por Luciana”, de Edmundo Souto e Paulinho Tapajós.


Continuou nos anos seguintes lançando seus discos pela EMI ODEON, que era uma das quatro maiores e melhores gravadoras do mundo. Evinha foi deixando de lado o som da jovem-guarda, que ainda era muito presente no Trio, para mergulhar cada vez mais na black music.





No fim dos anos 1970, a Cantora entrou em turnê internacional com a orquestra de Paul Mauriat, onde conheceu Gerard Gambus (pianista), se casaram e estabeleceram residência na França.


De lá até aqui, Evinha voltou poucas vezes ao Brasil. Gravou novamente com seus irmãos, lançando novo disco do Trio Esperança e também produziu seus dois últimos álbuns solo “Uma Voz, um Piano” e “Evinha Canta Guilherme Arantes”, ao lado de seu marido, Gerard Gambus.



Evinha, desde o início de sua carreira, é uma intérprete genial. Talvez, se não estivesse longe do Brasil por tanto tempo, teria aqui seu reconhecimento a nível de Gal e Bethânia. Ela emplacou muitas composições de Roberto Carlos, Marcos Valle, Ségio Valle, Danilo Caymmi, etc.


Bem, pelo menos, aqui na Itaperi Discos, ela é uma Rainha!

Posts recentes

Ver tudo