Itaperi Discos

20 Palavras Girando ao Redor do Sol - Cátia de França

“20 Palavras Girando ao Redor do Sol” é o disco de estreia da cantora e compositora Cátia de França. Uma “chuva feminina num sertão bem masculino”, é assim que diz a segunda faixa do álbum.


Cátia de França é paraibana e carrega na sua música a influência pesada dos costumes e cotidiano de sua terra. Sua primeira obra solo lembra uma grande e animada feira presente nos interiores do Nordeste, por onde a cantora passa com suas rimas, como uma cantadora.


O disco tem produção do músico e conterrâneo Zé ramalho. Além das participações de Sivuca, Dominguinhos (nas sanfonas), Amelinha, Elba Ramalho (nos vocais), Lulu Santos (na guitarra elétrica) e Zé bezerra (no berimbau).


A Cantora nos traz mensagens de força e resistência: “não quebre nunca, não morra (...) aguente firme a picada da abelha, daquela velha melada melancolia (...)”. Seu disco nos fala para enfrentar os sertões que existem dentro de nós.


Totalmente inspirada em João Cabral de Melo Neto, que também assina algumas composições do álbum, Cátia de França fez um dos trabalhos mais lindos da música brasileira. Que acredito dialogar com todos os brasileiros que tem memória de quintais, feiras, galinhas e dos próprios sertões.


“20 Palavras Girando ao Redor do Sol” é um disco que todos e todas precisam vivenciar para entender a nossa música-literatura.



Posts recentes

Ver tudo